terça-feira, 30 de agosto de 2011

Margem Sul do Reno


Feuerthalen é uma povoação suiça, na margem do Reno, num cantão que é um enclave em território alemão. Nestas margens há antigos bunkers da II Guerra Mundial fabricados pelos suiços e que serviam para vigiar o Reno. É muito frequente ver-se pontes de madeira, que exigem uma manutenção constante, protecção contra a humidade e envernizamento, mas que estão num estado impecável.

As portas das cidades (1)

Esta é uma das portas da cidade de Uberlingen. Em muitas cidades da Europa central conservam-se, e bem, os vestígios históricos e arquitectónicos mais importantes dessas cidades.
Em Lisboa lembro-me das portas de Benfica e do arco da Rua Augusta. As portas de Benfica estão escondidadas em destroços pelas linhas de comboio em Sete Rios. Em países como o nosso, onde a ganância do cimento novo-riquista impera e imperará é uma tristeza sentir-se o desrespeito pelo património. Nas cidades dos países mais ricos, os habitantes e seus representantes orgulham-se das imponentes construções medievais. Repare-se na torre do topo, parece que está partida e que o seu telhado só está assente numa pequena secção do cilindro. Também havia desvarios artísticos na Idade Média.
Podem reconstruir as cidades mas respeitem, pelo menos, as suas velhas portas. É gratificante para todos.

Que pena...

...não haver muitos locais no mundo como este,
...não haver nas muralhas do Ginjal, em Cacilhas, uns banquinhos como este convidativo assento - também um dos locais que disfruta de uma grande paisagem!
...que pena estar de passagem e não poder ter usufruido de uns relaxantes momentos de prazer para os olhos...
...que pena ser tão longe, na margem do lago Constança, em Uberlingen!

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Sobre a terra...

"Sobre a terra, antes da escrita e da imprensa, existiu a poesia"
Pablo Neruda